Páginas

Seguidores

"Onde estejas e por onde passes, sempre que possível, deixa algum sinal de paz e luz para aqueles irmãos que estão vindo na retaguarda, a fim de que não se percam do rumo certo." - Emmanuel

sábado, 30 de maio de 2009

O SERMÃO DA MONTANHA




No sermão da Montanha, disse Jesus:

"Bem- Aventurados os que choram; porque serão consolados.

Bem- Aventurados os que tem fome e sede de justiça; porque eles serão fartos.

Bem- Aventurados os que padecem perseguição por amor de justiça; porque deles é o reino dos Céus." (Mateus, V:5, 6 e 10)

E, levantando ele os olhos para seus discípulos, dizia:

"Bem-aventurados vós os pobres, porque vosso é o Reino de Deus.

Bem-aventurados os que agoira tendes fome, porque vós sereis fartos." (Lucas, VI: 20 e 21)

"Mas ai de vós os que sois ricos, porque tendes a vossa consolação.

Ai de vós os que estais fartos, porque vireis a ter fome.

Ai de vós que agora rides, porque gemereis e chorareis." (Lucas VI, 24 e 25)


Fonte: Evangelho Segundo o Espiritismo.





JUSTIÇA DAS AFLIÇÕES SEG. ALLAN KARDEC


A compensação prometida por Jesus aos aflitos, não poderá ter lugar, senão na vida futura. ((Espiritualidade) Sem a certeza do porvir, tais máximas não teriam sentido.

Então porque sofrem uns mais do que outros? Por que nascem uns na miséria e outros na opulência? Por que uns nada sai bem enquanto que para outros tudo lhes parece sorrir?

É muito incompreensível ver os bens e os males desigualmente distribuídos. Ver que homens virtuosos sofrem ao lado de maus que prosperam? Entretanto, desde que se admite Deus como bondade, justiça e amor, não pode agir caprichoso, nem parcialmente. As vicissitudes da vida tem, pois, uma causa; e desde que Deus é justo, a causa também deverá sê-lo. Disto, todos devem se compenetrar.


***


Interpretação:


Jesus se refere à vida futura...

Os ricos, são aqueles que vivem em pról da matéria, usufruindo somente dos bens e prazeres materiais, devido à sua ignorância, nada se vislumbra para além da vida material, atrasando assim o seu progresso espiritual.

Por outro lado os pobres, são considerados os humildes de coração, aqueles que vêem para além da matéria, pois compreendem que esta é peresível e transitória, e que a conquista de qualidades morais os aproxima cada vez mais de sua essência. Serão felizes e estarão saciados, pois se pautaram pelos ideais Divinos. Herdarão o Reino de Deus porque vivem em conformidade com a vontade do Pai.

Os saciados que terão fome, e os que riem hoje e amanhã gemerão e chorarão, são precisamente aqueles, que pautados pelos ideais materiais, se lhes avizinha dor e sofrimento, em virtude do não cumprimento da Lei de Deus e mediante a Justiça Divina.

"A nossa maior riqueza é o amor no coração."

Com conhecimento ou desconhecimento das Leis imutáveis do Criador, elas se auto-cumprem sempre, para que se mantenha a harmonia no Universo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...