Páginas

Seguidores

"Onde estejas e por onde passes, sempre que possível, deixa algum sinal de paz e luz para aqueles irmãos que estão vindo na retaguarda, a fim de que não se percam do rumo certo." - Emmanuel

quinta-feira, 14 de maio de 2009

UM NOME DIFÍCIL DE DIZER




Inspirando-nos nas informações do espírito MANOEL P. DE MIRANDA, no livro TRILHAS DA LIBERTAÇÃO, psicografado por Divaldo Franco e, mediante outras observações, é possível fazer a seguinte narrativa:

“O mais poderoso dos Gênios infernais, intitulado “Soberano Gênio das Trevas”, depois de longas análises do movimento espírita, e de terem sido ouvidos os maiores especialistas nas mais diversas áreas, orientou seus assessores, os Comandantes dos Setores, dizendo:

Quero que os ataques sistemáticos contra o Espiritismo sejam muito bem organizados.

Primeiro, vamos atacar com todas as possibilidades através do sexo, estimulando-o ao máximo, principalmente entre os líderes, médiuns, doutrinadores, oradores e todos os que lidam com o público. Esse é um velho sistema que sempre dá certo. Além disso, já temos os nossos esquemas prontos. Basta adaptá-los e amplia-los de acordo com as situações.

Agora, prestem bem atenção porque vamos usar uma arma nova, infalível... Nova, agora, porque ela já foi usada com pleno sucesso há muito tempo atrás.

Nós vamos mudar o rumo das prioridades nos meios espíritas. Vamos estimular discussões em torno de temas como pureza doutrinária, cantar ou não nos centros espíritas, orar em pé ou sentado, de olhos abertos ou fechados, fazer ou não bingos e semelhantes, enfim, todos os temas que podem gerar belas polêmicas, para que não sobre tempo nem energia para cuidar da nossa maior inimiga... a ...

A palavra engasgava na boca do chefão, enquanto a platéia aguardava, curiosa. Por fim desistiu de pronunciá-la, continuando:
Quero também que estimulem o estudo da Doutrina...

Essa recomendação do Soberano deixou estupefatos todos os presentes, mas ninguém teve coragem de fazer qualquer observação. Rindo desagradavelmente, aquele ser tenebroso continuou:

- Procurem acompanhar meu raciocínio. Os espíritas valorizam muito esse estudo. Então, se é impossível leva-los a abandoná-lo, que seria o ideal, vamos aproveitar essa característica para nosso benefício.

Vamos estimular verdadeira febre de estudo. Deixá-los com a cabeça cheia de conceitos... tão cheia que esqueçam da nossa maior inimiga, a ...

A palavra novamente estava difícil de ser pronunciada. Todos estavam pendurados na fala do chefão, curiosíssimos para saberem qual era afinal essa terrível inimiga. Com dificuldade, o chefe concluiu:

- A ... reforma... moral.
Os Comandantes olharam-se, quase não acreditando em tanta astúcia na organização da maior estratégia de todos os tempos em sua luta contra a luz. Quando refeitos, todos, sem exceção, atiraram-se ao solo, genuflexos diante do Soberano. Este mandou que levantassem e continuou:

- Levem os espíritas a acreditarem que ela... a ... nossa inimiga é tão difícil de ser alcançada que o Criador estabeleceu a reencarnação, como um caminho longo, interminável... para que nesse caminho a criatura tenha todo o tempo da eternidade para atingir aquela... meta.
Desta vez foram palmas estrondosas que estrugiram no ambiente. O soberano sorriu de novo, mais um esgar do que um sorriso e continuou:

- Não se esqueçam de que foi essa a arma com que vencemos o cristianismo nos seus primeiros séculos, transformando-o numa organização religiosa, muito preocupada com tudo menos com a vivência das “tolices” que o Cordeiro ensinou. Foi assim que conseguimos atenuar os seus efeitos, já que era impossível acabar com ele.

E, lançando um olhar de aço em torno, concluiu:

- É isso que vamos fazer... Já que é impossível acabar com o Espiritismo, vamos atenuar os seus efeitos.

- Outra coisa. Façam os espíritas acreditarem que a tal da... a ... reforma... moral... pode ser substituída por trabalhos de caridade... Eles vão gostar da idéia... e vão adotá-la.”

(...)
Lembramos então aos que dirigem, lideram ou trabalham nesta seara que aquele nome tão difícil de ser pronunciado pelo Soberano Gênio das Trevas, a reforma moral, deve ser a primeira prioridade do movimento espírita; deve ser a nossa bandeira de luta, a maior de todas as batalhas, que precisamos vencer.

Será que o fato de saber que Jesus veio em corpo físico e não fluídico vai ajudar alguém a ser menos prepotente e vicioso, ou auxilia-lo a superar seus medos, suas angústias e depressões?

Será que acreditar na virgindade de Maria vai tornar alguém pior do que é?

Calcule o quanto o movimento espírita já teria ganho em qualidade se os esforços e espaços hoje ocupados com polêmicas tivessem sido usados em campanhas pela reforma interior.

Iluminar o intelecto com as claridades da Doutrina Espírita é importantíssimo, mas essas atividades iluminativas jamais deverão ocupar o lugar da prioridade maior, o trabalho pela reforma moral.
Observemos que Divaldo Franco, de alguns anos para cá vem batendo nessa tecla da ação programada, ou seja, uso de técnicas de auto-ajuda que auxiliem o homem em seu crescimento.

Cremos que é disto que estamos mais precisando: voltar nossas vistas, nossos esforços para essa meta. Fazer do crescimento interior a primeira e maior de todas as prioridades e, tudo isto, buscando recursos que a modernidade oferece, que possam efetivamente ajudar a pessoa, tanto em sua reforma moral, quanto no seu crescimento como ser integral.

Não é essa a finalidade primordial da nossa Doutrina?

• Baseado em um texto de Saara Nousiainen – Lista de Discussões ABRADE

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...